Chá de Hibisco para que serve?

Este chá é mais do que um chá para saciar a sede!

Os benefícios do chá de hibisco são conhecidos na medicina tradicional já por muitos anos. Vão desde os seus potentes antioxidantes à sua capacidade de reduzir a pressão arterial e muito mais.

O chá de hibisco é feito a partir do cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa. Servido quente ou gelado e apreciado por muitas pessoas ao redor do mundo, este chá é bom para a saúde, e as pesquisas atuais tem mostrado os benefícios para a saúde que o chá de hibisco tem proporcionado e apoiado a sabedoria dos mais antigos sobre esta perfumada bebida com um sabor suave de framboesa. Por isso é de suma importância sabermos para que serve o chá de hibisco.


Aqui está o chá de hibisco!

Aqui estão algumas das maneiras de como o chá de hibisco é bom para a nossa saúde e bem-estar.

Chá de Hibisco e Pressão Arterial

Pressão arterial (PA), aumenta o risco de doenças cardíacas, derrames e morte por doença cardiovascular, e está se a tornar cada vez mais e mais comum no nosso dia-a-dia, no mundo que vivemos estressante. Sabemos que mudanças na dieta são uma forma eficaz para ajudar a gerir a pressão arterial elevada, e o chá de hibisco, que é bem conhecido por sua capacidade de reduzir a pressão arterial elevada, é natural, livre de riscos, e é uma saborosa maneira de colocar essa mudança em ação.

Estudos têm mostrado que beber tão pouco quanto 2-3 xícaras de chá de hibisco da flor de Hibiscus sabdariffa cada dia, pode diminuir os níveis de PA, trabalhando de forma tão eficaz quanto alguns medicamentos anti-hipertensivos (sem os potenciais efeitos colaterais) .

Chá de Hibisco como tomar?

  • Leve um 1 litro de água ao fogo.
  • Assim que começar a levantar as primeiras bolhinhas, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco (ou 2 sachês).
  • Desligue o fogo, coloque a tampa e deixe repousar por 5 minutos (10 no máximo).
  • Filtre em seguida.
  • Evite voltar a aquecer para não diminuir os efeitos terapêuticos da planta.

Este é o procedimento mais correto sobre como preparar chá de hibisco de forma simples.

Chá de Hibisco e Antioxidantes

O chá da flor de Hibiscus é feito a partir dos cálices secos da flor de hibisco. Os cálices são conhecidos por conterem altos níveis de antioxidantes e, para uma boa saúde, os antioxidantes são uma parte essencial das nossas dietas. Eles ajudam a livrar o corpo dos radicais livres (moléculas destrutivas que podem danificar nossas células e DNA) e nos proteger contra doenças crônicas, como doenças cardíacas, artrite reumatóide, diabetes e câncer.

E, se você está preocupado com os sinais visíveis de envelhecimento (como rugas e perda de elasticidade da pele), considere adicionar mais antioxidantes na sua dieta – eles revertem os efeitos do envelhecimento nos nossos corpos.

Beber chá de hibisco emagrece visto que os antioxidantes no chá de hibisco ajudam a controlar o peso.

Veja aqui algumas sugestões de outros produtos antioxidantes!

O Chá de Hibisco tem propriedades diuréticas

O chá de hibisco é bem conhecido pelas suas propriedades diuréticas, ajudando a reduzir os líquidos retidos no corpo, bem como a redução das toxinas acumuladas. Isso significa que ele é um excelente chá de emagrecimento.  O chá de hibisco tem uma acção ligeiramente calmante, favorecendo a redução da ansiedade e stress. Isto evita a libertação de hormona , como o cortisol , que aumenta a acumulação de gorduras e de líquidos no corpo . Assim , o chá de hibisco emagrece , estimulando o sistema nervoso central , reduzindo picos de fome e vontade de comer.

Nota: Se quiser optar por outras alternativas, pode utilizar o chá de gengibre para emagrecer. E muitas pessoas têm comentado que o chá de oliveira emagrece e por isso é recomendado também.

Veja aqui o top de suplementos que existem para emagrecer.

Tudo no Chá de Hibisco é bom para mim?

Existem mais de 300 espécies de hibiscus, mas o Hibiscus sabdariffa e Hibiscus rosa-sinensis são variedades de hibiscus especialmente famosas por seus benefícios para a saúde. Hibiscus sabdariffa é a variedade tipicamente estudada, visando os benefícios.

Cha de Hibisco efeitos colaterais

Será que existem riscos ou efeitos colaterais que eu deva saber com respeito ao chá de hibisco? Muitas pessoas recorrem a chás de ervas devido aos inúmeros benefícios para a saúde que proporcionam (e por seu maravilhoso e suave sabor). Muitas pessoas, por exemplo, fazem a dieta do chá verde. Mesmo assim, sempre use de bom senso – e consulte o seu profissional de saúde – antes de adicionar um chá de ervas à sua dieta, especialmente se você está planejando usá-lo para ajudar a resolver um problema de saúde (tais como pressão alta ou diabetes).

Algumas pessoas são muito sensíveis ao chá de hibisco, por isso, se este é um novo chá para você adicione-o lentamente à sua dieta até você descobrir como o seu corpo reage ao chá de hibisco.

Se você está esperando ou planejando engravidar, é absolutamente essencial que você faça uma visita ao seu médico antes de consumir qualquer chá de hibisco. Certos tipos de hibiscus têm a reputação de ter alguns efeitos colaterais (pode estimular o fluxo sanguíneo na região pélvica e do útero e pode incentivar a menstruação) e, como tal, poderia provocar um aborto.

Para proteger a si e o seu bebê por nascer, por favor, não beba qualquer chá de hibisco até que você fale com seu


Chá de hibisco em forma orgânica!

médico. Pergunte ao seu profissional de saúde sobre os benefícios de saúde do cha de hibisco efeitos colaterais e se o chá de hibisco é uma boa escolha para você e sua pequena.

Chá de hibisco onde comprar?

Podemos encontrar o chá de hibisco à venda nas ervanárias em saquinhos, também nos supermercados em saquetas, ou em qualquer casa onde venda produtos naturais. Aqui poderá encontrar uma lista dos mais relevantes produtos, relacionados com o chá de hibisco.

Devemos ter muita atenção ao escolher o chá que vamos comprar. O chá é feito das flores e dos botões do hibiscus sabdariffa, um género diferente da planta decorativa que se pode achar nos jardins, por isso, no momento da compra, é preciso ter cuidado se o nome é o correto.

Veja aqui algumas sugestões de recipientes adequados para fazer o chá!