Receitas caseiras de chá para gripe

Esqueça as soluções compradas em lojas. Tudo o que você precisa saber para combater e prevenir a gripe já está na sua cozinha!

Chegou a estação da gripe, de novo! Enquanto todo o mundo compra remédios para a gripe, eu relembro a mim mesmo que a prevenção é o melhor remédio.

Isso significa que através da construção de um corpo e sistema imunitário saudáveis, os germes não serão capazes de sobreviver e fazer-nos doentes. Se prevenirmos, criamos um ambiente em que os germes não querem viver.

Isso significa comer muitas frutas e legumes, deixar para trás alimentos processados e açúcar, criar tempo para fazer exercício e dormir o suficiente.

Chaleira elétrica

Chaleira elétrica


No entanto, as coisas na vida nem sempre saem como planejado e, por vezes, acabamos ficando doentes. Se você está apenas começando a sentir um arranhão em sua garganta, ou se já está com uma gripe, tente beber este chá para gripe caseiro, um chá bom para gripe, que mata as bactérias, solta o muco, é um tranquilizador chá para dor de cabeça e permite você lutar naturalmente contra a gripe. Veja como:

Limão e Mel

O limão e o mel têm muitas propriedades naturais que os tornam os mais comuns para lutar contra gripes e constipações. O limão é conhecido por sua vitamina C e propriedades anti bacterianas. Do limão pode ser utilizado o seu sumo, a casca e extrato de óleo. O mel é estimado pelo seu sabor doce, tem um grande potencial para combater alergias sazonais e contém uma ampla gama de propriedades anti bacterianas. Juntos, o limão e o mel, são muitas vezes utilizados em água quente ou chá para ajudar a combater os sintomas de gripe. Além disso, os seus sabores são uma combinação clássica de pastilhas ou rebuçados para as dores de garganta, o mel e o limão são excelentes ingredientes usados no chá para garganta inflamada.

Tanto o limão como o mel, têm uma capacidade significativa para inibir o crescimento de micróbios que podem causar infeções. A vitamina C no limão pode fortalecer o sistema imunológico ou ajudar a tratar os sintomas de gripe. O mel também contém propriedades antivirais que inibe vírus proveniente de constipações. Além disso, um número crescente de estudos descobriram que o mel é um excelente supressor da tosse e ajuda a ter um sono tranquilo durante uma constipação, especialmente para crianças. No geral, o mel e o limão podem ajudar a aliviar os sintomas de uma constipação ou gripe. Um chá de mel e limão certamente será eficiente, é um magnífico chá para gripe e tosse.

Veja aqui outros suplementos com Vitamina C para combater a gripe!

Alguns cuidados a ter ao usar o mel e o limão

Mel silvestre pode conter esporos de Clostridium botulinum. Quando ingerido por crianças, esses esporos e a suas toxinas podem causar sérios problemas de saúde e se não forem tratados, pode causar até mesmo morte. Por esta razão, não deve ser administrado mel a crianças com menos de 12 meses de idade. A ingestão de enormes doses de sumo de limão produz grandes quantidades de ácido cítrico, o que pode causar a erosão do esmalte dentário, náuseas ou vómitos, ou irritação dos olhos e da pele após contacto. De qualquer forma, limão e mel, são ambos considerados seguros para um consumo regular de crianças e adultos.

Receita de chá de limão para gripe

Xícara chá para gripe

Xícaras de chá para gripe (chá de limão)!

Tempo de preparação: 5 minutos

Quantidade: Para uma pessoa.

Se você quiser, adicione uma fatia ou duas de gengibre fresco no copo de mel e chá de limão. Note-se que o mel não deve ser consumido por crianças com menos de 12 meses de idade.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1/2 xícara ou mais de água quente

Modo de preparação:

Coloque o mel e o suco de limão num copo de chá ou caneca. Adicione a água quente e mexa. Adicione mais suco de limão, mel, ou de água quente a seu gosto. Sinta-se bem com esta saborosa receita de chá para gripe.

Note aqui algumas sugestões de mel que poderá usar nesta receita!

Alho, Ervas e Especiarias

O alho e a cebola, receitados pelos fitoterapeutas como descongestionantes nasais para o catarro, podem aliviar os sintomas da constipação. O alho tem também propriedades antivirais e antibacterianas úteis no combate à doença. Outras ervas e especiarias que podem ajudar a aliviar os sintomas da constipação são as malaguetas, que fazem transpirar; o manjericão, que tem fama de aliviar as dores de cabeça associadas às constipações, e o cravinho e o gengibre, que, segundo especialistas em medicinas naturais, têm efeito expetorante.

Experiências levadas a cabo com extratos de alho revelaram que este pode ajudar a combater a gripe. Desde há muito se usa o alho como descongestionante; por isso o chá de alho, será um excelente chá para dor de garganta, baixa a febre e estimula o combate à infeção.

Receita de chá de alho para gripe

Ingredientes:

  • 1 Cabeça de alho orgânico
  • 1 Gengibre orgânico – metade de uma mão
  • 2 ou 3 dedos de açafrão orgânico
  • 1 Limão orgânico grande
  • Pimenta caiena/malagueta (veja aqui alguns exemplos)

Modo de preparação:

Em primeiro lugar, colocar o gengibre, o açafrão e o alho numa panela com cerca de um quarto/litro de água. (Não se

Chá de alho para gripe

Chá de alho para gripe, com caneca personalizada!

preocupe com medidas exatas, visto que terá de ir enchendo por causa da evaporação). O gengibre, corte em comprimento, em tiras finas, quanto mais fino, melhor, para extrair todos os nutrientes. Faça o mesmo com o açafrão. O alho, pode esmagar numa superfície plana e apenas tirar a pele exterior. Você vai misturar e juntar tudo no final, por isso não há necessidade de ser um perfeccionista. Em seguida, tape e cozinhe tudo por cerca de uma hora.

Em seguida, corte um limão tão fino quanto possível e coloque na panela por mais 20-30 minutos. (Você está reabastecer a água, certo?)

Junto com o limão, você pode adicionar uma camada de pimenta. Cerca de ¼ de colher de chá, deve ser suficiente. O alho e o gengibre vão aumentar o nível do picante.

Em seguida, deixe esfriar um pouco. E derrame o seu chá para recipientes adequados. Depois de tirar o chá, encha a panela e ferva todos os seus ingredientes de novo. É uma forma de tirar um pouco mais de chá e reaproveitar os ingredientes. E agora é só ver os efeitos deste chá de alho para gripe.

Veja aqui algumas sugestões de recipientes adequados para fazer o chá!