Benefícios do Chá de Gengibre

Gengibre é uma raiz, de cor castanho claro, com um distintivo sabor e características que o tornam um legume muito cobiçado devido aos altos níveis de Vitamina C, magnésio, e outros minerais. Uma vez feito em chá, você pode adicionar pimenta, mel ou fazer um chá de gengibre com limão para disfarçar o sabor do gengibre. Os benefícios do chá de gengibre estão bem documentados e incluem o tratamento e curas para algumas doenças comuns, mas também existem algumas precauções a tomar. Vamos mostrar também como fazer chá de gengibre.

Chá de gengibre

Chá de Gengibre com Limão!

Benefícios do chá de gengibre

Aliviar náuseas

Um dos benefícios mais conhecidos do chá de gengibre é a sua capacidade para combater as náuseas ou enjoos. Beber uma xícara de chá de gengibre antes de viajar pode ajudar a prevenir as náuseas e vômitos associados ao movimento. Se você não bebeu chá de gengibre antes de se sentir enjoado, beber uma xícara de chá de gengibre ao primeiro sinal de náusea pode mesmo assim aliviar os sintomas.

Aqui pode encontrar outros suplementos que ajudam a controlar as náuseas!

Melhora o desempenho do estômago

O chá de gengibre é muito útil para melhorar a digestão e aumentar a absorção de alimentos. Este benefício também pode impedir arrotos e flatulência depois de comer demais. Em algumas pessoas, o chá de gengibre parece ter um impacto positivo sobre o apetite.

Reduz a inflamação

As propriedades anti-inflamatórias do chá de gengibre são bem conhecidas e tornam-no um remédio ideal para problemas musculares e de articulações. Em adição ao chá de gengibre, pode também ser útil utilizar uma pomada em articulações inflamadas e outras partes do corpo.

Combate problemas respiratórios

O chá de gengibre pode ajudar a aliviar o congestionamento associado a constipações comuns. É um bom chá para gripe. Experimente tomar uma xícara de chá de gengibre para os sintomas respiratórios associados a alergias ambientais.

Melhora a circulação sanguínea

As vitaminas, minerais e aminoácidos do chá de gengibre podem ajudar a restaurar e melhorar a circulação sanguínea o que diminui as hipóteses de existirem problemas cardiovasculares. O gengibre pode evitar que a gordura se deposite nas artérias e isso ajuda a prevenir ataques cardíacos e derrames.

Alivia o desconforto menstrual

Beber chá de gengibre não é a única maneira de você se beneficiar com esta mistura. Se você tiver cólicas durante o seu ciclo menstrual, experimente imergir numa toalha chá de gengibre quente e coloque a toalha sobre o seu abdômen inferior. Os efeitos do gengibre podem ajudar a aliviar a dor e relaxar os músculos. Ao mesmo tempo, beba uma xícara de chá de gengibre com mel.

Reforça o sistema imunitário

O chá de gengibre pode ajudar a fortalecer o seu sistema imunitário, devido aos altos níveis de antioxidantes no gengibre. Muitas pessoas bebem chá de gengibre para ajudar a prevenir o câncer.

Alivia o estresse

O chá de gengibre tem propriedades calmantes que podem ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade. Isto se dá provavelmente devido a uma combinação das fortes propriedades de aroma e cura.

Aumenta a fertilidade

Algumas pessoas acreditam que o chá de gengibre é um afrodisíaco que trabalha para aumentar a fertilidade de um homem. Alguns estudos mostram que a ingestão regular de gengibre pode aumentar a contagem de esperma de um homem e ajudar com a disfunção eréctil.

Veja aqui outros suplementos que ajudam com a disfunção eréctil.

Outros benefícios

Outros potenciais benefícios do chá de gengibre incluem:

  • Combate infeções e mau hálito;
  • Retarda o crescimento de células cancerosas;
  • Pode ajudar a diminuir o colesterol;
  • Ajuda a desintoxicar o fígado;
  • Contém antioxidantes poderosos que podem reduzir os germes no organismo
  • Chá de gengibre para emagrecer.

Chá de gengibre como fazer

Chá de Gengibre

Gengibre em pó!

Ingredientes

Porções: 1-2

  • 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
  • 2 xícaras de água filtrada
  • 1 colher de sopa de mel cru
  • ½ limão, suco

Opcional

Modo de preparação:

Siga com atenção os passos de preparação desta receita de chá de gengibre.

Descasque a raiz de gengibre com um descascador.

Rale o gengibre com um ralador. Se você cortar em vez de ralar, corte fino e use mais quantidade.

Infundir o gengibre; se você adicionar canela, hortelã, camomila ou pimenta caiena, adicione neste passo. (Veja aqui como pode fazer um saboroso chá de canela)

Se você estiver usando uma panela, leve a água para ferver, adicione o gengibre e desligue o fogo. Coloque a tampa sobre ele e deixe em infusão por 10 minutos.

Se você estiver usando um bule de chá, adicione o gengibre no bule e despeje água fervente nela. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos. (Algumas sugestões de bules de chá)

Se você estiver usando uma panela, filtre a água para remover o gengibre.

Adicione o suco de limão fresco e adoçante natural, se quiser. Mexa e divirta-se!

Se você quer um chá frio, deixe o seu chá esfriar, guarde-o na geladeira e adicione os cubos de gelo antes de servir. Siga assim todas as instruções sobre como fazer chá de gengibre e deleite-se com todos os benefícios que terá.

Chá de gengibre efeitos colaterais e precauções

Embora os benefícios positivos do gengibre estão bem documentados, existem também alguns efeitos colaterais e precauções que você deve conhecer.

Efeitos secundários

Por causa dos efeitos colaterais do uso de gengibre, é sempre uma boa ideia consultar um nutricionista que vai olhar para sua dieta, estilo de vida e medicamentos antes de recomendar a quantidade de gengibre que deve tomar por dia. Alguns dos efeitos colaterais que podem ocorrer incluem:

Problemas digestivos. Ao beber chá de gengibre pode ajudar a digestão, mas beber muito chá pode causar náuseas, vómitos e diarreia. Demasiado gengibre pode levar a acidez e pouco açúcar no sangue, por isso o chá de gengibre provavelmente deve ser evitado por diabéticos.

Interação com a anestesia. Alguns agentes anestésicos utilizados na cirurgia podem reagir negativamente com o gengibre resultando em sangramento e cicatrização retardada. A maioria dos cirurgiões e anestesiologistas recomendam a exclusão do gengibre na sua dieta por uma semana antes de qualquer cirurgia.

Problemas de sono. O chá de gengibre pode impedir uma boa noite de sono. É recomendado que você beba chá de

Gengibre

Gengibre em forma orgânica!

gengibre no início do dia para evitar a perda de sono durante a noite.

Precauções

Existem vários grupos de pessoas que devem estar cientes de precauções específicas ao usar chá de gengibre. Essas incluem:

Aqueles com doenças no sangue. Chá de gengibre pode inibir a coagulação do sangue. Se você tem hemofilia ou se estiver a tomar diluentes de sangue, não se esqueça de consultar o seu médico antes de beber chá de gengibre.

Aqueles com hipertensão. Se você tem hipertensão e está a tomar medicamentos para esse problema, consulte o seu médico antes de usar o gengibre uma vez que pode diminuir a pressão arterial para níveis inseguros.

Mulheres grávidas e lactantes. O uso de chá de gengibre em mulheres grávidas ou lactantes é controversa. Alguns médicos recomendam o chá de gengibre, mas outros estão preocupados com a possível toxicidade para recém-nascidos e crianças que estão sendo amamentadas.

Ingestão diária recomendada

Primeiro, esteja ciente que você pode obter muito de uma coisa boa! A Administração de Alimentação e Drogas recomenda não mais do que 2 gramas de gengibre, por cada quilo de peso corporal por dia. Para uma pessoa com 70 Kg, isto equivaleria a um limite de 140 gramas de gengibre por dia.

Veja aqui algumas sugestões de recipientes adequados para fazer o chá!